O mundo corporativo está em constante transformação e sempre em busca de novas maneiras de escalar seus produtos e conquistar novos mercados. Para tanto, áreas antes vistas como suporte ganham protagonismo na definição e execução de novas estratégias. Um exemplo disso é a área de Recursos Humanos a qual, por meio de novos processos, destaca-se pela relevância que possui na implementação de políticas e desenvolvimento de pessoas para alcançar resultados.
Uma das metodologias implementas em Recursos Humanos é a metodologia ágil, inicialmente desenhada para desenvolvedores de software, mas relevante para qualquer área da corporação. Ela é baseada no Manifesto Agile (http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html), o qual foca suas ações em indivíduos, suas interações na execução dos projetos, seus impactos no bom funcionamento do produto, colaboração com o cliente durante o desenvolvimento do produto e a capacidade de resposta rápida aos problemas enfrentados.
A implementação de tal conceito na área de Recursos Humanos tem-se demonstrado assertiva e importante para o alcance dos resultados almejados, principalmente por utilizar o foco nas pessoas e possibilitar o desenvolvimento dos profissionais, a fim de os tornarem mais colaborativos, transparentes e inspiradores na execução de suas atividades. Isso contribui para a criação de um ambiente propício à inovação e ao incremento na qualidade dos relacionamentos interpessoais corporativos.
A partir disso, temos duas áreas importantes dentro do RH de uma corporação em que a metodologia ágil possui impacto visível e mensurável: a área Recrutamento e Seleção (R&S) e a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
Ambas áreas eram vistas como suporte e somente acionadas quando havia necessidade de um recrutamento específico para preencher determinada vaga que estava aberta ou ministrar um treinamento para determinado público.
Nesta nova realidade, o time de R&S posiciona-se de uma maneira mais ativa em sua conexão com determinado público de profissionais que possua experiência relevante para a corporação, tornando-se proativo em conhecer tais profissionais e seus mercados para que, quando houver a necessidade de contratação, esta possa ser feita rapidamente. Também, posiciona-se de maneira consultiva com seus clientes internos. Assim, durante as discussões de negócio que necessitem de contratações, o time de R&S demonstrará as possibilidades e riscos destas contrações.
Concomitantemente, o time de T&D torna-se parte importante na identificação de oportunidades de desenvolvimento dos funcionários perante as necessidades do negócio através do conhecimento de novas metodologias de desenvolvimento profissional e tendências de mercado. Além disso, o colaborador é protagonista de sua própria carreira e, juntamente com outras áreas de RH, T&D posiciona-se como parte fundamental na facilitação deste desenvolvimento, provendo ferramentas atualizadas e personalizadas para as necessidades de cada time.
Por fim, podemos identificar, com a implementação da metodologia ágil na área de Recursos Humanos, uma maior interação com o negócio, incremento da colaboração interna para alcance dos objetivos e proatividade em buscar soluções para problemas que ainda não foram vivenciados.
Desta forma, esta metodologia torna-se uma ferramenta importante na evolução das corporações potencializando o crescimento das mesmas, provendo um maior engajamento dos funcionários e uma maior retenção de talentos. Também amplia a geração de inovação, seja pela criação de novos produtos ou melhoria de fluxos internos.