Liderança consciente e interessada. Como desempenhar bem este papel todos os dias adotando a comunicação não-violenta?

Por Camila Gonzaga

O desejo de muitos profissionais é conquistar uma posição de liderança dentro das empresas. Mas será mesmo que você está preparado(a) para assumir uma responsabilidade dessas hoje?

Os ambientes corporativos têm permitido cada vez mais espaços para trocas e novas experiências de escuta. Na teoria, não há mistério: ouvir o outro significa compreender nossas vulnerabilidades e ir ao encontro das pessoas, desprendendo-se ao máximo de armaduras que julgam ou pré-determinam diálogos e obter uma troca genuína, fluida e empática.

No entanto, na prática sabemos que as relações estão em movimento, e o fluxo das informações, emoções e intenções nem sempre caminha num sentido satisfatório.

Refletindo sobre isso e os resultados positivos em torno da comunicação não violenta, listei sete atitudes de uma liderança consciente. Vamos ler e refletir?

1. Poder contribuir com ideias

Sabemos que nem sempre queremos ouvir o outro porque “não temos tempo” ou o profissional não é “sênior o suficiente” etc. Porém, adotar uma cultura aberta às ideias não significa que todos podem falar em uma reunião ou interromper uma conversa importante. Contribuir com ideias pode ser treinar os líderes para ampliar brainstorms ou adotar um canal ou tempo para ouvir o time de um jeito leve e despretensioso.

2. Ter liberdade para expressar sentimentos

Em quais momentos seu time encontrou brechas para expor o que sente? Você já sabe, mas não custa lembrar que as emoções são humanas e conectam pessoas.

3. Saber melhor o que está acontecendo no dia a dia da empresa

Apesar dos muitos ruídos, o maior deles, sem dúvidas, é a falta de atenção das pessoas. Estamos em meio a muitas distrações ao longo do dia e este é, sem dúvidas, o principal desafio de quem deseja informar algo. Conselho: evite sentir-se satisfeito com os comunicados. Informar e reforçar em diferentes formatos e canais é fundamental! Portanto, falem nas reuniões, enviem e-mails formais, disparem figurinhas se for preciso, mas não deixem de tentar informar da melhor maneira possível.

4. Receber treinamentos que acrescentem na vida profissional

Quem não gosta de aprender algo novo para enriquecer o dia a dia no trabalho?

5. Receber treinamentos que os façam crescer como pessoas

Encontros que favorecem as trocas, as reflexões sobre as relações e que permitem a expansão da consciência das pessoas podem ser valiosos e enriquecedores.

6 Ter autonomia para tocar projetos e ter reconhecimento sobre isso

Não há nada mais monótono do que você estar inserida em uma organização sem perspectivas e/ou confiança dos liderados. O reconhecimento é fundamental para a construção de uma relação de confiança, troca e motivação.

7 – Reconhecimento financeiro

Não poderia deixar de mencionar o reconhecimento financeiro porque sem ele, uma relação de trabalho duradoura acaba sendo muito mais difícil por questões óbvias.

Camila Gonzaga é head de comunicação e marketing na BOLD HRO, e apaixonada por soluções que envolvam a comunicação não violenta no dia a dia das organizações.

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