“A cultura come a estratégia no café da manhã”, já dizia Peter Drucker, referindo-se ao impacto da cultura na organização, onde compreende-se que não adianta estruturar missão, visão e valores de uma empresa sem implementar uma cultura forte.

É por meio da cultura que estabelecemos a forma como uma empresa conduz os negócios porque reflete nas práticas, políticas e comportamento dentro da organização.

Uma pesquisa global de cultura organizacional feita pela PwC em 2021 mostrou que culturas fortes geram melhores resultados de negócios. Dentre os entrevistados, 72% relataram que a cultura ajuda a impulsionar iniciativas de mudanças bem-sucedidas.

Além disso, as mudanças provocadas pelos tempos desafiadores que vivemos em empresas ao redor do mundo foram incentivadas pela cultura organizacional que, quando bem estabelecida, também pode oferecer vantagens competitivas para as organizações, como: melhor entrosamento do time, satisfação do cliente, autogerenciamento, processos mais ágeis, atração de retenção de talentos.

Sendo assim, podemos concluir que a cultura forte impacta na produtividade e harmonia dos colaboradores por permitirem a compreensão de que eles são responsáveis pela manutenção da cultura, gerando entusiasmo, engajamento, orgulho e sensação de pertencimento.

por Redação Bold HR

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