A entrevista de emprego é uma das etapas importantes e esperadas durante um processo seletivo. Isso porque o entrevistador consegue acessar uma série de informações sobre possíveis habilidades que não vão constar no currículo do candidato.
Nesta etapa, o candidato pode tirar dúvidas também em relação à empresa. Por isso, é imprescindível que o candidato se prepare, estude e treine.
Se você está procurando uma nova oportunidade na carreira, confira as cinco dicas que separamos que podem te ajudar a refletir sobre o que fazer e o que não fazer durante uma entrevista de emprego. Confira, abaixo:
1) Procurar vagas que estejam alinhadas aos seus objetivos de carreira.
Vale frisar que é importante se candidatar às vagas em empresas que tenham uma cultura valorizada pelo candidato, que ofereça a remuneração que deseja e que dê as oportunidades que o candidato deseja para seu futuro profissional.
2) O que você está buscando?
O recrutador vai perguntar sobre seus planos de carreira. Prepare-se. Neste momento, o recrutador avalia se a vaga está alinhada ao que você busca.
3) Sabemos que a ansiedade bate, mas tente não entrar em uma vaga por puro desespero.
Agarrar a primeira oportunidade que aparecer pode blindar outras chances em outras empresas. Avalie sua atual situação e pense sobre isso.
4) Mesmo que não seja a vaga dos seus sonhos, transmita durante o processo que você busca aprender e contribuir com a empresa.
Demonstrar desinteresse pode colocar tudo a perder. Você quer mesmo esta vaga? Reflita e compreenda que existem processos diferentes e que alguns, inclusive são longos e exigem muita paciência e dedicação.
5) Tenha consciência sobre você e sua história. Liste seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento.
Aproveite essa reflexão para evitar uma transparência exagerada. Não se exponha de forma desnecessária. E ao apontar a fragilidade, mostre que está se esforçando para se desenvolver. Isso demonstra sinceridade, consciência e esforço e, certamente, contribui para a sua entrevista.
por Redação Bold HR