Assim como na vida pessoal as crianças ainda têm muito a ensinar aos adultos, no mundo empresarial as pequenas empresas podem ajudar as grandes. Ainda assim, é mais fácil encontrar matérias orientando as pequenas empresas a aprenderem com as grandes do que o contrário. Isso porque as pequenas desejam crescer e se espelham em decisões e cases de sucesso das gigantes, porém existem características essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio que ainda pertencem ao grupo das empresas de pequeno porte.

Quando uma pequena empresa é boa, se torna modelo de velocidade, agilidade e centralidade no cliente porque tem a capacidade de criar relação muito próxima junto a ele. Ousadia e criatividade para encarar os desafios são outros pontos fortes que ainda pertencem às menores, por exemplo. Devido ao seu tamanho, as decisões podem ser tomadas por pequenos grupos o que torna os processos mais rápidos, diferenciando-se das organizações de maior porte.

Contudo, grupos maiores podem aprender com o exemplo das pequenas empresas ao operarem em modelos ecossistêmicos a fim de reduzir a complexidade, estimular a colaboração e compreender melhor as pessoas, no geral.

Existem desafios por todos os lados, mas enxergar como podemos aprender uns com os outros, seja com nosso time e/ou clientes, é o que dita qualquer mercado. É preciso estar atento aos comportamentos, habilidades, relacionamentos e compreender que empresas crescem com clientes satisfeitos e equipes engajadas. Ouvir as pessoas certamente é um bom começo.

por Redação Bold HR

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