Fala-se muito do comportamento dos candidatos ao realizarem uma entrevista de emprego, como gestual, postura, roupas, o que falar, como falar, etc, mas pouco se fala sobre o comportamento e posicionamento dos recrutadores durante um processo seletivo.
Erros cometidos por headhunters podem gerar frustração do candidato à vaga concorrida e, inclusive, desistência, gerando impacto negativo a todos os lados.
Tudo comunica e o headhunter precisa estar atento. Podemos interpretar qualquer atitude que cause constrangimento ao candidato como um erro. A entrevista é o momento em que o candidato precisa sentir que está sendo ouvido e que pode ser importante para o futuro da organização. Sem contar que as empresas podem perder excelentes colaboradores se não tiverem uma postura empática, educada e respeitosa. Durante uma entrevista, o candidato percebe se a cultura da organização condiz com as expectativas dele – explica Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR.
Pensando na importância da boa conduta dos headhunters e nas consequências positivas e/ou negativas que são geradas nesta etapa, listamos sete erros considerados inconcebíveis pelo nosso time de recrutadores da Bold HR. Confira:
- Deixar a câmera desligada na hora da entrevista
- Escrever no Whastapp com outra pessoa durante a entrevista
- Ser preconceituoso, apático e desinteressado
- Esquecer de apresentar a empresa ao candidato
- Headhunter desalinhado com a cultura da empresa
- Esquecer ou demorar para dar o feedback ao candidato
- Demonstrar pouco conhecimento na área de atuação do candidato
Esses são alguns erros graves que acontecem em processos seletivos onde não há cuidado e respeito aos candidatos. Uma entrevista de emprego, assim como a comunicação, é uma via de mão dupla, ou seja, tanto os candidatos desejam ingressar em boas empresas, quanto também as empresas desejam receber bons profissionais. Perceber que neste momento todas as pessoas envolvidas são importantes e determinantes para o sucesso da entrevista é fundamental para o bom relacionamento e desempenho dos encontros entre candidato e empresa.
por Redação Bold HR