A comunicação é uma habilidade inata do ser humano que se reflete no cotidiano empresarial, a todo instante, seja em reuniões assertivas, na motivação do time, no desempenho dos colaboradores, etc. Impossível imaginar um bom processo, por exemplo, sem uma estratégia de comunicação.

Segundo pesquisas realizadas pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso em diversas atividades propostas. Ainda de acordo com o PMI, as empresas que investem em comunicação com os colaboradores possuem 54% mais assertividade nos projetos, comparado com as que pouco investem no setor.

– Quando entendemos que a boa comunicação é fundamental para o bom desempenho das equipes, podemos afirmar que vale a pena o esforço para que haja sempre mais clareza e coerência com a mensagem. Algo que me motiva é gestão de pessoas e por feedbacks claros e honestos. Aqui na Bold, por exemplo, incentivo meu time a não guardar perguntas e dúvidas que chegam ao longo do dia  – disse Maria Eduarda Silveira, CEO Bold HR.

Compreendendo a importância deste assunto no âmbito empresarial e em todas as soluções que uma boa comunicação traz às organizações, listamos 5 dicas para você refletir como tem se comunicado no seu ambiente de trabalho. Confira:

1 – A premissa da boa comunicação é a escuta

Ouvir é diferente de escutar. O que você tem praticado mais no seu ambiente de trabalho? Todos querem falar, mas poucos estão dispostos verdadeiramente a escutar, a absorver o que o outro diz, a se conectar genuinamente com a mensagem que está sendo trazida. Portanto, avalie se você tem dado espaço à escuta no seu ambiente de trabalho.

2 – Coloque-se no lugar do outro

Os pré-julgamentos são verdadeiras armadilhas para as pessoas que desejam compreender as dores alheias. Cada pessoa tem sua experiência de vida, seu jeito de enxergar o mundo e precisa ser ouvida com o mínimo de conceitos pré definidos. A empatia é um exercício que requer estudo sobre as diferenças sociais e treino diário. Você se considera empático?

3 – Tudo comunica

Apenas uma parte do que comunicamos está atrelada à comunicação verbal, todo restante faz parte da comunicação não verbal. Ou seja, seus trejeitos, seu silêncio, o jeito que você se veste, como expõe suas opiniões. Tudo isso vai ser interpretado pelas pessoas e molda a sua imagem.

4 – Seja objetivo na sua mensagem

Clareza e objetividade caminham juntas. Para isso, organize suas ideias, apare as arestas e evite possíveis ruídos na comunicação. Aqui a ideia é não ser prolixo, ou seja, não dar muitas voltas para chegar no assunto que você gostaria de tratar.

5 – Não tenha vergonha de perguntar e ajustar possíveis pontos de atrito

Uma das falhas mais graves na comunicação é quando as pessoas acreditam que compreenderam a mensagem sem confirmarem as informações e pontos mais importantes. Perguntar e dar retornos são etapas fundamentais para a fluência da comunicação assertiva nas organizações. Nunca tenha vergonha de se comunicar. O alinhamento precisa fazer parte da rotina do seu time e da sua empresa.

por Redação Bold HR

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